Fotos: Charles Guerra (Diário)
Na Esquina da Major Duarte com a Euclides da Cunha, moradores percebem redução em acidentes de trânsito após a implementação da mão única
As últimas ruas de Santa Maria que receberam mudanças no trânsito foram a Major Duarte e a Aníbal Barão, ambas no Bairro Menino Jesus. Antes, as vias tinham tráfego de veículos em mão dupla, agora, o trânsito na Major Duarte é apenas no sentido Centro-bairro e na Aníbal Barão no sentido bairro-Centro. A troca, além de modificar o trajeto dos motoristas particulares, também mexeu com o itinerário da linha Vila Schirmer, que antes passava apenas pela Rua Major Duarte.
Mudanças resultam em mais fluxo e mais velocidade, dizem moradores
A dona de casa Eva Joana Tólio Selle, 70 anos, gostou que o transporte coletivo agora passa na Rua Aníbal Barão e ficou mais feliz ainda porque tem um ponto de ônibus bem na frente de casa.
- Agora, quando quero ir para o Centro é só sair de casa, não preciso mais caminhar até a Major Duarte ou até a Rua Euclides da Cunha - conta Eva.
Mas a mudança não agradou os moradores da Major Duarte. É o caso de uma leitora que fez contato com o Diário, mas não quis se identificar. O presidente da Associação de Transportadores Urbanos (ATU), Luiz Fernando Maffini, entende que uma mudança no sentido do tráfego de veículos, como dessas ruas, é feita para o benefício maior do trânsito. Ele pede um pouco de paciência e tempo aos moradores da região, para que se acostumem com o novo itinerário da linha Vila Schirmer.
VELOCIDADE
Apesar da mudança do itinerário, a dona de casa Vanessa Oliveira Alves, 37 anos, que mora na parte mais alta da Aníbal Barão, diz que os carros estão passando com muita velocidade pela via. Ela tem medo que um veículo perca o controle e entre no pátio de sua casa. A sugestão dela é que redutores de velocidade, como lombadas.
Três meses depois, mudanças em sentido em ruas e avenidas dividem opiniões
O morador da Major Duarte e taxista Filipe Lima, 34 anos, diz que ao longo da via percebe a velocidade em que os carros circulam, mas também avalia que na esquina da rua com a Euclides da Cunha já há mais prudência.
- Já vi muito acidente nessa esquina. Acho que agora vai reduzir a quantidade de batidas - opina.
Como circula bastante pelo trânsito, Lima diz que percebe mais fluidez no fluxo de veículos e acredita que é só o tempo do pessoal se acostumar com as mudanças para entenderem os motivos.
PREFEITURA AVALIA INSTALAÇÃO DO SISTEMA BINÁRIO EM OUTRAS VIAS
No anúncio da mudança de sentido do trânsito em algumas vias da cidade, em dezembro do ano passado, a prefeitura anunciou a implementação do sistema viário em outras ruas. São elas: 19 de Novembro e Paraíba, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, e Coronel Ernesto Becker e Aristides Lobo, no Bairro Passo da Areia. Porém, essas vias ainda não receberam a alteração.
Segundo a secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, as mudanças precisam ser feitas com cautela e em parceria com a pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos.
- Precisamos fazer a revitalização das ruas antes de alterar o sentido. Mas isso esbarra nas finanças do município - diz Sandra.
Livro sobre a tragédia da Kiss é lançado nesta sexta-feira em todo Brasil
A titular de Mobilidade Urbana também salienta que nenhuma troca será feita sem a equipe técnica da secretaria avaliar bem.
OUTRAS ALTERAÇÕES
Além das ruas previstas, Sandra diz que a pasta constantemente avalia a situação do fluxo de veículos e das necessidades das ruas por toda a cidade. Ela não descarta a implementação de sistema binário em outras vias, que ela ainda não informou nomes, e da colocação de redutores de velocidade em pontos estratégicos.